Soluções de prevenção de riscos

Soluções de prevenção de riscos
2 anos atrás

A prevenção à fraude é a implementação de uma estratégia para detectar transações fraudulentas ou ações bancárias e evitar que essas ações causem danos financeiros e de reputação ao cliente e à instituição financeira.

À medida que os canais bancários online e móveis se tornam mais populares e as instituições financeiras continuam a se tornar digitais, uma forte estratégia de prevenção de fraudes se tornará cada vez mais importante.

A prevenção de fraudes e o cibercrime estão interligados e em constante mudança. À medida que os especialistas em prevenção de fraudes desenvolvem novas soluções de verificação e detecção de fraudes, os fraudadores estão trabalhando em rede, monetizando e trocando informações na dark web.

Hoje, os fraudadores usam estratégias sofisticadas e malware para obter sucesso em suas atividades fraudulentas. Embora a tecnologia de prevenção de fraudes tenha feito grandes avanços e continue a fazê-lo, é importante estar ciente das táticas de fraude e entender como evitá-las.

Como detectar e prevenir fraudes?

Uma tendência emergente atual na detecção e prevenção de fraudes é a utilização de serviços de empresas de banco de dados. Uma plataforma de consultas de dados usa de inteligência artificial que valida diversas informações a fim de estabelecer uma negociação segura. No contexto da prevenção de fraudes, esta é sem dúvidas uma opção que gera dinamismo e eficácia a qualquer departamento, seja ele de compras, análise de riscos, compliance, bancário, e-commerce e varejo.

Violação de dados, esquema comum de fraudes.

Uma violação de dados ocorre quando um fraudador invade a rede de uma empresa e copia informações de um banco de dados. Normalmente, o golpista procura informações de clientes, informações de cartão de crédito ou outras informações de identificação pessoal. Uma vez que a informação é obtida, ela é vendida na Dark Web. Embora o resultado seja geralmente o mesmo, os meios pelos quais o fraudador realiza o ataque podem variar. Além disso, a abordagem dos invasores é sempre diferente.

Para este caso possuir um serviço de uma plataforma de pesquisas, possibilita ter informações estratégicas para investigar mais a fundo e detectar a fraude antes da conclusão da negociação.

Qual a solução?

Solução antifraude é um investimento que a cada ano cresce dentro das empresas, já que um dos principais desafios enfrentados em diferentes segmentos do mercado é garantir a veracidade e proteção dos dados de clientes e parceiros.

É essencial que as empresas consigam equilibrar a proteção do seu negócio e a experiência do consumidor frente às medidas de segurança no combate à fraude. Soluções antifraude são sistemas utilizados como medida de segurança nas empresas, que previnem que atos fraudulentos aconteçam em alguma parte do processo nas operações rotineiras das organizações. 

Seja no primeiro momento – de cadastro e onboarding de clientes – ou durante pagamento e em transações financeiras e até mesmo na contratação de colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços.

Fraudes são caracterizadas no Código Penal brasileiro, artigo 171, como: “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. 

Frente ao aumento de casos de vazamento de dados por invasões de hackers a sistemas de grandes operações, e de ataques cibernéticos com objetivos maliciosos de roubo de dados, os criminosos utilizam informações das vítimas para obter alguma vantagem sobre as empresas.


Validação de dados por Background Check.

Uma solução de background check é essencial para verificar a identidade dos usuários, colaboradores, fornecedores e até mesmo prestadores de serviços.

O processo de BGC (Backgorund Check) é realizado por meio de consultas em fontes de dados públicas e privadas, que checam se a informação fornecida pelo indivíduo é verídica.

É uma forma automatizada de conferir essas informações com as instituições de interesse, como exemplo, é possível verificar a situação cadastral junto à Receita Federal, os antecedentes criminais, consultar o quadro societário de Pessoas Jurídicas, buscar por protestos em cartórios, birôs de crédito e entre outros.

Dessa forma, é possível iniciar um processo de gestão de risco e até mesmo de KYC, KYE ou KYP, analisando qual o perfil de quem está se relacionando com a empresa e qual o nível de risco que apresenta, com base na verificação das informações realizadas.

Com o aumento do número de usuários no meio digital, e a maior oferta de produtos e serviços online, o leque de oportunidades para “ciber-criminosos” agirem se expandiu. Seja pela falta de preparo das empresas, ou pela falta de conhecimento dos consumidores sobre as melhores práticas de segurança da informação. 

Quanto mais as empresas desenvolvem medidas de segurança e estratégias digitais, mais os criminosos procuram por brechas e formas de tirar algum tipo de vantagem. Segundo pesquisa: “9 em cada 10 empresas disseram ter uma estratégia digital de jornada do cliente e quase metade (47%) a implementou durante a pandemia.”

O elo mais fraco nesse processo, entre empresa e clientes, são os clientes que por vezes, tem sua identidade roubada por algum tipo de esquema fraudulento como: pharming, phishing, ataques de ransomware, engenharia social e entre outros.

Uma pesquisa da Psafe afirma que 1 em cada 5 brasileiros já foi vítima de roubo de identidade na internet, o que representa 24,2 milhões de potenciais vítimas em todo o país. Vazamento de dados, roubo de informações por métodos como engenharia social, phishing e entre outros, é um risco para todos os negócios, independentemente de seu segmento, que pode causar inúmeros danos

É uma medida de segurança essencial, que resguarda o negócio em todos os processos que envolvem relacionamentos externos, e internos em processos de contratação de colaboradores.

Além disso, é uma forma de resguardar a experiência dos clientes que se relacionam com o seu negócio, e podem sofrer danos morais por conta de falhas de segurança do sistema da operação da sua empresa. Utilizando uma solução antifraude é possível antecipar, com rapidez, tentativas de golpes e fraudes criminosas.

Isso porque ferramentas que identificam se o usuário é realmente quem diz ser, se as informações cadastrais são verídicas e condizentes de forma automatizada tornam o processo ágil, e a tomada de decisão de como lidar com tentativas de fraudes mais assertivas.

Com essas ferramentas é possível construir um perfil e mapear ações que são padrões de criminosos e fraudadores, nos processos do seu negócio.

A Infocheque atua com diversas soluções que ajudam no combate à fraude nas instituições e no cumprimento das regulamentações do seu negócio.

A plataforma infocheque parametriza diversos dados de análise e avaliação em um único sistema, com validações em diversas fontes de dados que permitem maior segurança nos processos empresariais.

É uma forma de evitar fraudes de identidade, ter um processo automatizado, ágil e seguro.

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